Fachada Catalana

CATALÃO - GO

FACHADA CATALANA - Fotografia, história, memória e arquitetura da cidade de Catalão-Goiás.

O projeto Fachada Catalana tem como objetivo circular entre alunos, professores e sociedade em geral, através de 20 fotografias selecionadas, criando ou reforçando a memória afetiva da comunidade para locais tão cheios de histórias, propondo um olhar mais aguçado do cotidiano das ruas/fachadas.

As imagens selecionadas compõem ainda uma exposição que percorrerá locais públicos e uma escola municipal, além de uma exposição virtual.

Seja em prédios públicos, como o Correio ou o Museu Ferroviário, seja em casas populares do bairro Pio Gomes, ou no querido estádio do Crac, toda a paisagem da cidade serve de pretexto para o olhar do fotógrafo e escritor Fernando Cândido.

A interferência digital na imagem, substituindo toda a poluição visual que integra a paisagem urbana por fundos coloridos, destaca totalmente a “cara” da edificação, tornando-a o centro gravitacional do olhar do expectador.

 Acreditamos que, por meio da fotografia e suas múltiplas possibilidades de leitura, cada expectador poderá reforçar seu conhecimento histórico e afetivo da cidade em que reside.